A febre dos brechós online

Por Maria Silveira

Os brechós online vieram como uma alternativa para as pessoas que querem se vestir bem e ao mesmo tempo economizar um dinheirinho sem sair de casa.

O Brechó Woodstock conquistou
 seu espaço no Instagram de
várias pessoas de Macapá

Procurar brechós de rua é uma prática bastante comum para quem gosta de moda sustentável, mas nem sempre. Com a correria do dia a dia, temos tempo para “garimpar” de canto em canto, os brechós online vieram como uma alternativa, além de ajudar o meio ambiente você ainda pode economizar um dinheirinho.

O Brechó Woodstock veio com essa ideia e conquistou seu espaço no Instagram de várias pessoas da cidade de Macapá. Participou também de eventos como o Grito ao Rock e feirinhas como o Motirõ e Feirinha das Manas, que acontecem em praças da capital e em que outros brechós participam.

O nome vem homenagear o festival de música Woodstock Music & Art Fair ou Festival de Woodstock que marcou a era da contracultura. Fernanda Lima estuda jornalismo na UNIFAP e utiliza essa alternativa online. Confira um pouco mais dessa ideia em sua entrevista para a Catraia.

Por que começar um brechó?
Fernanda Lima
Tive a necessidade de ter uma renda extra e uma forma de repassar aquilo que já não me servia, mas que ainda tinha utilidade. Antes eu tinha muitas roupas, sapatos e acessórios que não usava ou comprava e acabava ficando sem uso e um bom tempo no guarda roupa. Vi através do brechó uma forma de retorno dessa renda e de algum modo a pessoa que fosse comprar aquela peça ou acessório realmente usaria. Depois, fui percebendo a importância de se reutilizar roupas e a importância do brechó para uma forma sustentável de compra em que se evita o desperdício de recursos naturais para fabricação de roupas.

Como o Instagram teve sua participação na criação do brechó?

FOTO: Paolla Gualberto


Vi através do aplicativo alguns brechós do sul e sudeste do país e achei uma boa ideia. Na época não tinha quase nenhum perfil de brechó aqui em Macapá e decidi fazer o meu. O instagram sempre foi uma rede social que utilizei bastante e via que a maioria das meninas que tinha como seguidoras do meu perfil tinham um gosto parecido com o meu. Então criei minha conta já pensando nisso.

Seus seguidores receberam bem essa ideia?

Receberam de uma maneira positiva, como na época eu estava desempregada o brechó me ajudou a ter uma boa renda. Depois que vi que o brechó era um bom negócio e as vendas estavam boas, comecei a fazer colares. Depois de um tempo eu e outras meninas nos organizamos para fazer feirinhas de brechós em praças públicas da cidade, o público sempre foi receptível e conseguíamos vender bastante.

Catraia

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário