Paladar Amapaense: sorvetes exóticos que dão água na boca

O sorvete é uma das sobremesas mais consumidas em nosso país, exatamente por isso, ele retrata muito das culturas locais e, assim, há diversas variedades de sabores de sorvete. Por exemplo, no Amapá, um sabor extremamente popular é o sorvete de açaí, que também caiu no gosto popular em todo país.

Por Ana Paula Vilhena


No Brasil, graças às altas temperaturas, o sorvete é uma iguaria valorizada pela população e o mercado de sorveterias é consolidado. E aqui, no Amapá, não é diferente. Como em outros lugares no Norte, as sorveterias usam e abusam do que essas terras tucujus têm de mais rico, a culinária, que são marcados por nomes, ingredientes típicos da região e sabores exóticos. Aproveitando ao máximo a biodiversidade que toda a região oferece, a cozinha do estado usufrui obviamente, das diversas frutas da região.
Sorvete exóticos e tradicionais
Com as frutas do Amapá são produzidos sucos, doces e claro, sorvetes e picolés. Algumas frutas são muito exóticas e mal se tem conhecimento delas fora do estado como: Uxi, Mari, Tucumã e Bacuri. Outras frutas são mais comuns, como cupuaçu e açaí, por exemplo.

O açaí é o sabor mais pedido, pode ser considerado rico em ferro, em fibras que auxiliam no trânsito intestinal e em proteínas para repor as energias ainda contém potássio, cálcio, vitamina B1 e antioxidantes, melhorando a circulação sanguínea. Sua ingestão traz sensação de saciedade, reduzindo a vontade de ficar beliscando. E no sorvete, é perfeito pelo sabor delicioso e refrescante.

Tanto que foi criado variações bem peculiares, como o de açaí com camarão. O mais curioso, é feito com pedaços de camarão cozido sobre o sorvete, uma combinação que pode causar estranheza a quem vem de fora, ou mesmo para aqueles que moram na região.

“Uma certa vez provei um sorvete chamado Ribeirinho, feito de açaí e camarão salgado. Por gosta muito de açaí, resolvi provar achando que ia me deliciar. Porém, foi totalmente ao contrário, não gostei muito. A textura e o sabor do açaí estavam muito bons, mas o camarão um pouco salgado. Acabou por desfazer a magia do sorvete.” Segundo Brunna Silva.
Sorveteria Amapaense

Entretanto o namorado de Bruna, gosta muito do sorvete e costuma tomar frequentemente.

“A primeira vez que soube do sorvete, estranhei sua composição, mas a curiosidade foi mais forte. Fui atrás do sorvete e quando provei gostei muito. Não é a mesma coisa que tomar açaí e comer o camarão separadamente, claro. Gosto do agridoce que o sorvete causa no paladar, recomendo.” Garante Ariel Nícolas.

E o mais peculiar é sorvete de açaí com charque. A receita surgiu por causa da tradição do dia a dia do amapaense em tomar açaí com charque.

Dona Ana Eloisa saboreando o sorvete Marabaixo
“Estava passeando e quis tomar um sorvete, era quente o tempo. Lendo o cardápio me deparei com esse sabor, curiosa que sou, experimentei, e adorei, achei interessante o gosto que fica na boca, meio doce e salgado.” Fala Dona Ana Eloisa.

Além dos sorvetes de açaí, outro sorvete também muito adorado pelos amapaenses é o Marabaixo, feito da castanha-do-pará e doce do cupuaçu queimado, possui esse nome exatamente pela dança regional também denominada de Marabaixo.

Bacuri, também um dos sorvetes muito pedido, é uma das frutas mais populares da região norte, é muito encontrado no cerrado e em algumas áreas da Mata dos cocais do Maranhão e do Piauí, onde o bacuri é um símbolo da cidade de Teresina. Saborear o doce e o azedinho do bacuri traz refrescância nos dias quentes dos amapaenses.

Tipo de exportação

As sorveterias sempre buscam inovar nos sabores, e com grandes interesses de levar as sobremesas nortistas para todo Brasil. Em outros estados como do Sul do País, das receitas nortistas, o sorvete de tapioca é o campeão nas vendas. Também o sorvete chamado Mestiço, que mistura tapioca e açaí. Outros com nomes de doces típicos da região estão entre os preferidos: Quim Barbosa (chocolate amargo, chocolate branco, castanha de caju e passas ao rum) e Maria Isabel, (castanha do Pará, pão jde ló, chocolate granulado e doce de cupuaçu).

A sorveteria também contam com sabores tradicionais, como chocolate, baunilha e morango, porém eles estão saindo cada vez menos. O interesse maior é entre os exóticos. Mesmo as crianças que costumam pedir pelos tradicionais, procuram hoje os sabores das frutas amazônicas. O Cupuaçu é o preferido da criançada.

Não poderia deixar de citar o sorvete de Maracujá. É uma ótima experiência saborear o doce desse sorvete, além de você ingerir várias vitaminas que a sobremesa contém.

Catraia

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário